Stock Options: Um Marco Para a Retenção de Talentos.

Felipe Bonani • 18 de setembro de 2024

Decisão do STF pode favorecer contratações, deixando cargos mais atrativos.


Decisão do STJ oferece uma nova perspectiva sobre incentivos que estão transformando o mercado.


A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por maioria de votos, que os planos de stock options oferecidos por empresas a seus colaboradores têm natureza mercantil, e não remuneratória.


Isso significa que o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) não incide no momento da aquisição das ações, mas apenas quando elas são vendidas com lucro, caracterizando ganho de capital. A decisão, tomada em 11 de setembro, será aplicada a todas as ações que discutem o tema.


O julgamento do Tema 1.226 do STJ buscava esclarecer se as stock options deveriam ser consideradas parte da remuneração dos empregados ou uma operação mercantil independente. Esse ponto é crucial, pois define tanto a alíquota quanto o momento de incidência do Imposto de Renda.


O relator, ministro Sérgio Kukina, votou a favor dos contribuintes, argumentando que, na aquisição das ações, não há acréscimo imediato de patrimônio. Ele destacou precedentes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e o alinhamento do Ministério Público com essa visão.


Assim, ficou decidido que não há incidência de IRPF quando as ações são adquiridas, já que, nesse momento, não há aumento patrimonial. No entanto, o imposto será devido caso as ações sejam vendidas com lucro.


Além disso, o tribunal estabeleceu que o plano de stock options é uma operação mercantil, e não parte da remuneração do trabalhador. O entendimento foi acompanhado por outros ministros, incluindo Gurgel de Faria e Paulo Sérgio Domingues.


Essa decisão representa um avanço para o mercado de capitais, trazendo mais segurança jurídica ao uso de stock options como ferramenta de atração e retenção de talentos. Com isso, empresas terão mais confiança para adotar essa estratégia e alinhar interesses com seus colaboradores.


Embora o Legislativo ainda não tenha revisado as normas para proporcionar mais segurança jurídica, o Judiciário está adotando uma visão moderna e abrangente sobre essas novas formas de incentivo que surgem no mercado.


A decisão do STJ reflete essa visão e confirma que as stock options são um instrumento valioso para modernizar a gestão de talentos, fortalecendo a conexão entre empresas e seus profissionais.


Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para fornecer orientações adicionais. Siga @bonaniadvogados e @rafaeljmbonani para mais atualizações sobre este e outros casos relevantes.


Por Felipe Bonani 20 de agosto de 2025
Mais de 5 MILHÕES de domínios já registrados
Por Felipe Bonani 18 de agosto de 2025
O STF já formou maioria no julgamento sobre o Difal do ICMS e considera válida a cobrança desde abril de 2022.
Por Felipe Bonani 14 de agosto de 2025
STF abre julgamento com repercussão geral: Marketplaces podem pagar ICMS 💰
Por Felipe Bonani 12 de agosto de 2025
STF confirma que ITBI não incide quando o imóvel é transferido para integralizar capital social. Entenda como usar essa regra legal para reduzir custos e evitar riscos fiscais.
Por Felipe Bonani 8 de agosto de 2025
Divórcio ou morte de sócio pode destruir sua empresa, você está preparado? 
Por Felipe Bonani 6 de agosto de 2025
Você sabia que sua empresa pode negociar dívidas com a Receita Federal e a PGFN?
Por Felipe Bonani 4 de agosto de 2025
Compliance lidera prioridades das empresas, mas custos e riscos jurídicos estão em alta.
Por Felipe Bonani 1 de agosto de 2025
Mas, com grandes avanços, vêm grandes responsabilidades
Por Felipe Bonani 30 de julho de 2025
Você blindaria sua casa contra assaltos... mas e sua empresa?
Por Felipe Bonani 28 de julho de 2025
Impulsionando o Crescimento
Show More