Como Registrar Uma Marca nos Estados Unidos da América (EUA)?

Rafael Bonani • 3 de novembro de 2023

Cabe ressaltar que o procedimento de registro de marca nos Estados Unidos da América (EUA), muito se assemelha ao processo realizado no Brasil, no que tange aos requisitos e processamento da demanda. Contudo, existem algumas diferenças e requisitos específicos do país que diferem e traçam barreiras para o registro da marca. Além do mais, é necessário expor que os custos e taxas podem variar dependendo da complexidade da sua situação e das especificidades da sua marca, bem como em razão da ocorrência de impugnações perante a marca ou pedido de diligências ao detentor da marca.


Para mais, é necessário que a marca já possua atividades nos Estados Unidos ou tenha a pretensão de atuar no mercado, no último caso será necessário já possuir o registro da marca no país de atuação original, bem como demonstrar a viabilidade e demonstrar o uso da marca. O registro de marca nos Estados Unidos é o procedimento que permite a emissão de um certificado de propriedade de marca, o qual respaldará a marca de toda proteção necessária para exercer seu direito de uso, bem como impedir que terceiros não autorizados a utilizem, durante um período de 10 (dez) anos de proteção, podendo ser renovada ao final do prazo de proteção, em caso de deferimento do registro.



Portanto, o registro da marca garante o direito de uso exclusivo sobre a marca registrada, bem como instrumentaliza os meios de defesa da marca, podendo atuar como prova contundente em processo, ou fundamentação de pedido extrajudicial.

Por Felipe Bonani 18 de fevereiro de 2026
Descubra como a pressa no planejamento sucessório pode gerar dívidas fiscais com o Fisco e conflitos familiares irreversíveis, e como evitar essa armadilha.
Por Felipe Bonani 13 de fevereiro de 2026
O caso da Panificação Mandarino Ltda. no TJ-RJ revela como a falta de planejamento sucessório e um valuation claro podem paralisar uma empresa por quase uma década, gerando penhora de contas e um prejuízo incalculável.
Por Felipe Bonani 11 de fevereiro de 2026
This is a subtitle for your new post
Por Felipe Bonani 9 de fevereiro de 2026
Descubra como cláusulas invisíveis transformam acordos em sentenças financeiras e como blindar seu negócio contra prejuízos inesperados.
Por Felipe Thabet 6 de fevereiro de 2026
Cláusulas "padrão" e modelos genéricos estão expondo seu negócio a multas da LGPD e litígios inesperados. Veja como evitar essa dor de cabeça jurídica.
Por Felipe Thabet 4 de fevereiro de 2026
A ilusão de taxar 60 bilionários e o risco real para o seu patrimônio: entenda por que a estratégia atual do governo não resolve e pode impactar diretamente sua empresa.
Por Felipe Bonani 2 de fevereiro de 2026
Entenda como a decisão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) sobre PIS/Cofins para "casquinhas" e "shakes" revela uma mina de ouro (ou um buraco negro) na sua carga tributária.
Por Felipe Bonani 30 de janeiro de 2026
Descubra como o uso inteligente da lei, através de holdings e estratégias fiscais, pode blindar sua sucessão e valorizar seus ativos, transformando impostos em investimento.
Por Felipe Bonani 28 de janeiro de 2026
A revisão periódica é vital: cláusulas obsoletas, desequilíbrio contratual e a validade real de seus acordos digitais podem ser a diferença entre lucro e litígio.
Por Felipe Bonani 26 de janeiro de 2026
A Lei Complementar nº 214/2025 redefine a tributação, adicionando IBS e CBS. Proprietários de mais de 3 imóveis ou com receita acima de R$ 240 mil anuais precisam agir AGORA para evitar perdas significativas.
Show More