Unicórnios - Segredos
O que os caminhos dos fundadores de unicórnio têm em comum? Descubra.
Empresas privadas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, conhecidas como unicórnios, não são mais tão escassas como eram há uma década, mas também não são tão frequentes como eram apenas dois anos atrás. No entanto, o magnetismo que envolve essas empresas mantém o interesse em desvendar os caminhos para alcançar esse patamar em constante ascensão.
Nesse sentido, a Endeavor dedicou-se a analisar a trajetória dos fundadores de unicórnios, tanto nos Estados Unidos quanto em mercados emergentes, identificando os pontos de convergência nas jornadas desses empreendedores. Aqui estão alguns pontos de destaque:
(i) Cidadania Global dos Fundadores de Unicórnios: Mais da metade (55%) dos fundadores de unicórnios nos Estados Unidos são imigrantes de primeira ou segunda geração. Nos mercados emergentes, 32% dos unicórnios têm fundadores imigrantes, com muitos exemplos de migração entre países da América do Sul. Além disso, 60% dos fundadores pesquisados adquiriram uma perspectiva global ao estudar ou trabalhar no exterior.
(ii) Educação Diversificada: Apenas um terço dos fundadores de unicórnios frequentaram instituições de elite, embora 97% deles possuam algum diploma universitário. Contabilizando programas de mestrado e doutorado, menos de 50% dos fundadores passaram por instituições de elite.
(iii) Experiência Prévia em Empresas de Elite: Apenas 20% dos fundadores de unicórnios tiveram experiência de trabalho em empresas de elite, como as maiores empresas de consultoria global ou gigantes da tecnologia como Microsoft, Apple, Alphabet, Meta e Amazon (MAAMA), bem como grandes bancos de investimento.
(iii) Experiência em Startups e Scaleups: Metade dos fundadores de unicórnios trabalharam em startups ou scaleups antes de fundar suas próprias empresas. A maioria deles não tinha experiência em empresas de grande porte, mas ocupou cargos de alto nível em startups de tecnologia. Um número significativo de fundadores também trabalhou em outros unicórnios antes de iniciar os seus.
(iv) Empreendedores Seriais: Metade dos fundadores são empreendedores seriais, o que sugere que ter fundado uma empresa anteriormente pode ser um fator positivo no currículo para se tornar fundador de um futuro unicórnio. A maioria desses empreendedores seriais também teve saídas de sucesso em empreendimentos anteriores.
(v) Experiência Prévia: Em média, os fundadores de unicórnios acumularam cerca de 10 anos de experiência profissional após a graduação universitária. Isso indica que os fundadores de sucesso geralmente ganham experiência no mundo dos negócios e constroem suas redes de contatos ao longo do tempo antes de fundar um unicórnio.
(vi) Formação em Ciências e Engenharia: A formação em ciências e engenharia é muito mais comum entre os fundadores de unicórnios, representando 61% dos casos, em comparação com apenas 19% que se formaram em cursos de negócios.
(vii) Diferenças entre Fundadores de Unicórnios em Mercados Emergentes e nos EUA: Fundadores de unicórnios em mercados emergentes possuem habilidades diferentes dos americanos e tendem a alcançar o status de unicórnio mais rapidamente, levando em média 5,5 anos para os mercados emergentes e mais de 6 anos para os americanos. Os fundadores em mercados emergentes são 10 vezes mais propensos a ter experiência em finanças, consultoria, desenvolvimento de negócios ou marketing, enquanto os fundadores dos EUA têm maior probabilidade de ter experiência em cargos relacionados a produtos e engenharia.
Fonte: startse.com