Mantida a Condenação de Homem que Tinha Trabalho com Carteira Assinada Enquanto Recebia Seguro-Desemprego

Rafael Bonani • 18 de agosto de 2023

Vínculo Empregatício com Empresa e Recebimento de Seguro-Desemprego Levam a Detenção em Regime Aberto

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que condenou um homem a um ano e quatro meses de detenção em regime inicial aberto por ele receber seguro-desemprego enquanto mantinha vínculo empregatício com uma empresa de transportes. 


De acordo com os autos, o acusado recebeu cinco parcelas do seguro-desemprego mesmo estando empregado na empresa de seu tio, o que, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), configuraria vantagem ilícita e prejuízo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da União. Ao todo, o denunciado recebeu o valor de R$4.770.65. 


Ao analisar o processo, o relator, juiz federal convocado Marcelo Elias Vieira, entendeu que a autoria ficou clara diante dos depoimentos do recorrente, colhidos tanto em sede policial quanto em seu interrogatório judicial, nos quais confessou que recebeu valores a título de seguro-desemprego enquanto estava prestando serviços para outra empresa. 


“Os elementos produzidos ao longo da fase de inquérito e da instrução processual são suficientes para apontar a autoria delitiva”, afirmou o magistrado. Segundo ele, o denunciado tinha conhecimento de que a assinatura da carteira de trabalho teria o condão de fazer cessar a percepção do benefício, conforme foi dito no depoimento policial. 


Assim, “não é crível imaginar que o réu não soubesse o caráter ilícito da sua conduta, já que o apelante demonstrou que tinha firme conhecimento de que a assinatura da carteira de trabalho teria o condão de fazer cessar a percepção do benefício”. 


O Colegiado acompanhou o voto do relator e manteve a sentença que condenou o réu a um ano e quatro meses de prisão, em regime inicial aberto. 


Processo: 0004078-34.2016.4.01.3000

Data do julgamento: 11/07/2023

Data da publicação: 19/07/2023

JG/CB
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Fonte: TRF1


Por Felipe Bonani 29 de setembro de 2025
A DECISÃO QUE PODE REVOLUCIONAR SEU PLANEJAMENTO PATRIMONIAL
Por Felipe Bonani 26 de setembro de 2025
LUCROS DE EMPRESA PODEM SER DIVIDIDOS PÓS-DIVÓRCIO ATÉ O PAGAMENTO FINAL!
Por Felipe Bonani 24 de setembro de 2025
O Governo Federal acaba de lançar um pacote de incentivos fiscais que pode transformar a sua operação, mas o descumprimento das regras pode gerar multas e juros sobre os tributos suspensos.
Por Felipe Bonani 22 de setembro de 2025
Mais de 80% viram a fraude online levar prejuízos que batem a casa do MILHÃO.
Por Felipe Bonani 19 de setembro de 2025
O boom de contratações no 1º semestre de 2025 exige revisão URGENTE de contratos e compliance trabalhista para evitar passivos que podem custar caro.
Por Felipe Bonani 17 de setembro de 2025
A Reforma Tributária exige Certificado Digital para todas as NF-e, inclusive para pessoas físicas, impactando mais de 16 milhões de MEIs no Brasil.
Por Felipe Bonani 15 de setembro de 2025
A venda estratégica da Avon na América Central revela o segredo das gigantes: otimização de ativos e foco implacável para escalar.
Por Felipe Bonani 12 de setembro de 2025
O Que as Demissões do Itaú Revelam Sobre o Futuro do Trabalho Remoto e a Vigilância Digital
Por Felipe Bonani 10 de setembro de 2025
Milhões em jogo: Entenda como a decisão do STF no RE 1554371 pode redefinir quem paga o ICMS em operações de e-commerce e por que seu negócio não pode ignorar isso.
Por Felipe Bonani 8 de setembro de 2025
O Alerta do Judiciário e Como Blindar Seu Patrimônio
Show More