Stock Options: Um Marco Para a Retenção de Talentos.

Felipe Bonani • 18 de setembro de 2024

Decisão do STF pode favorecer contratações, deixando cargos mais atrativos.


Decisão do STJ oferece uma nova perspectiva sobre incentivos que estão transformando o mercado.


A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por maioria de votos, que os planos de stock options oferecidos por empresas a seus colaboradores têm natureza mercantil, e não remuneratória.


Isso significa que o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) não incide no momento da aquisição das ações, mas apenas quando elas são vendidas com lucro, caracterizando ganho de capital. A decisão, tomada em 11 de setembro, será aplicada a todas as ações que discutem o tema.


O julgamento do Tema 1.226 do STJ buscava esclarecer se as stock options deveriam ser consideradas parte da remuneração dos empregados ou uma operação mercantil independente. Esse ponto é crucial, pois define tanto a alíquota quanto o momento de incidência do Imposto de Renda.


O relator, ministro Sérgio Kukina, votou a favor dos contribuintes, argumentando que, na aquisição das ações, não há acréscimo imediato de patrimônio. Ele destacou precedentes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e o alinhamento do Ministério Público com essa visão.


Assim, ficou decidido que não há incidência de IRPF quando as ações são adquiridas, já que, nesse momento, não há aumento patrimonial. No entanto, o imposto será devido caso as ações sejam vendidas com lucro.


Além disso, o tribunal estabeleceu que o plano de stock options é uma operação mercantil, e não parte da remuneração do trabalhador. O entendimento foi acompanhado por outros ministros, incluindo Gurgel de Faria e Paulo Sérgio Domingues.


Essa decisão representa um avanço para o mercado de capitais, trazendo mais segurança jurídica ao uso de stock options como ferramenta de atração e retenção de talentos. Com isso, empresas terão mais confiança para adotar essa estratégia e alinhar interesses com seus colaboradores.


Embora o Legislativo ainda não tenha revisado as normas para proporcionar mais segurança jurídica, o Judiciário está adotando uma visão moderna e abrangente sobre essas novas formas de incentivo que surgem no mercado.


A decisão do STJ reflete essa visão e confirma que as stock options são um instrumento valioso para modernizar a gestão de talentos, fortalecendo a conexão entre empresas e seus profissionais.


Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para fornecer orientações adicionais. Siga @bonaniadvogados e @rafaeljmbonani para mais atualizações sobre este e outros casos relevantes.


Por Felipe Bonani 29 de abril de 2025
STF Autoriza Suspensão da CNH para Cobrar Dívidas:
Por Felipe Bonani 28 de abril de 2025
Decisão do STF garante direito à devolução de imposto pago indevidamente em planos VGBL e PGBL. Veja como assegurar seu reembolso!
Por Felipe Bonani 21 de abril de 2025
Justiça Federal nega a vinícola descontos no PIS e Cofins por gastos com representação comercial
Por Felipe Bonani 17 de abril de 2025
Nova decisão afeta milhares de ações trabalhistas. Veja os impactos diretos.
Por Felipe Bonani 16 de abril de 2025
Agora é de todos: decisão histórica do TRF2!
Por Felipe Bonani 14 de abril de 2025
Reforma Tributária: os 5 maiores impactos no Simples Nacional
Por Felipe Bonani 11 de abril de 2025
Documento assinado por todos os sócios tem força contratual, mesmo sem registro na junta
Por Felipe Bonani 7 de abril de 2025
TST conclui que relação era de "simbiose de interesses" e impõe multa por recurso protelatório
Por Felipe Bonani 2 de abril de 2025
O uso de IA para recriar imagens no estilo Ghibli gera discussões sobre privacidade e propriedade intelectual.
Por Felipe Bonani 31 de março de 2025
Impostos sobre compras internacionais ficam ainda mais pesados!
Show More